Parque Petar – Veja este resumo que o Hotel Passarim preparou sobre os passeios recomendados no Parque:

ATENÇÃO: PARA FAZER OS PASSEIOS É NECESSÁRIO FAZER O AGENDAMENTO DIRETAMENTE NO PARQUE OU NAS AGÊNCIAS LOCAIS. SE PRECISAR DE AJUDA, PODE CONTAR CONOSCO!

TEMPO APROXIMADO DE DESLOCAMENTO ENTRE HOTEL PASSARIM (CAPÃO BONITO) E OS NÚCLEOS DO PARQUE (APIAÍ):

NÚCLEO CABOCLOS: 1H40

NÚCLEO SANTANA: 2H30

No Petar você irá encontrar várias espécies de aves, mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e palmito juçara. Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.

Sem dúvida o que mais atrai os visitantes ao PETAR são as cavernas.

As cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios. Há desde cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis à cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes.

Existem no parque Quatro Núcleos de Visitação, todos possuem a finalidade de facilitar o controle dos visitantes e de proteger de forma organizada esse rico patrimônio. São eles: Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra.

Sugestão de passeios:

Núcleo Santana: podem ser visitadas 03 cavernas neste núcleo: Santana (800m de percurso/1h30 de passeio. Possui escadas, corrimão e pontes. Caverna Morro Preto (20m de percurso/1h de passeio, cartão postal do Parque com um pórtico de entrada de 25m) e Caverna do Couto (entra de um lado e sai de outro com 400m de percurso/ 1h10 de passeio). Próximo existe a Cachoeira do Couto com 5m. Também dentro da sede passa o Rio Betari no qual se pode brincar na água e nadar. Há partes rasas e fundas com até 2m de profundidade.

No Núcleo Ouro Grosso  (4km de distancia no Núcleo Santana) fica a Caverna do Alambari (01 km de percurso e 1h de passeio) e a Caverna Ouro Grosso (30 minutos de percurso), também neste Núcleo há um trecho do Rio Betari propício para banho.

O Núcleo Caboclos é um núcleo isolado do restante do PETAR. Nele estão as Cavernas da Teminina e Desmoronada. Magníficas. O acesso a essas cavernas não é tão fácil. O Caboclos é o único núcleo a possuir área para camping dentro do parque.

Núcleo Casa de Pedra: nesse núcleo está a Caverna Casa de Pedra, caverna com o maior pórtico do mundo, cerca de 215 metros de altura. É permitido somente visitar o pórtico, a caverna não está aberta para visitação.

Informações Úteis:

  • Telefone do CIT (Centro de Informações Turísticas de Apiaí): (15) 3552-1717;
  • Em sua maioria os monitores fornecem equipamentos como lanterna e capacete.
  • Capão Bonito até Apiaí é 90 km.
  • Capão Bonito até o Núcleo de Santana é 115 km.

 

[/columns]

Fale Conosco